domingo, 28 de julho de 2013

Saúde: Salto alto


Vou começar contando uma caso rápido Minha mãe vivia me dizendo "Fique você não sai de salto?" e eu sempre respondia que TODOS eles machucam meu pé. Resumindo minha mãe sempre que sai SEM salto a coluna dela dói e eu sempre que saio COM salto fico com o pé ferrado por muito tempo cheio de bolha e dolorido e com dor na coluna. Minha mamis está tão acostumada a andar de salto que o corpo reclama quando ela não o usa.

A dor de coluna e nos joelhos são causados belo desvio do centro de gravidade do seu corpo. Você acaba "jogando" se corpo para frente, forçando a lombar, as dores no pé são causadas pelo aumento do peso naquela região, antes o pé tinha mais ponto de apoio.


Uma coisa que SEMPRE FUI CONTRA, sei que é bonitinho, fofo uma graça, mas isso faz mal.


O primeiro efeito ocorre no próprio pé. Ao levantarmos a parte de trás, chamada de retropé, mandamos o peso do corpo para a frente, o antepé. Essa sobrecarga, com o tempo, causa um processo degenerativo, que implica no alargamento da base e no encurtamento dos ligamentos. Em segundo plano, e não menos importante, estão os efeitos negativos do salto sobre a coluna. Ao usar um calçado com salto, a pessoa tende a projetar o centro de gravidade para a frente. A responsabilidade de manter o corpo estável fica toda sobre a coluna e a região lombar acaba aumentando sua curva. E, mais uma vez, depois de um tempo esse hábito pode começar a gerar desconfortos, dores e mudança na postura. “Se esse tanto de complicações acontece com adultos que já têm a estrutura óssea pronta e menos sujeita a alterações, imagine o que ocorre com as crianças, que ainda estão com o corpo em formação”, comenta Carlos Lopes, ortopedista pediátrico e médico cirurgião ortopedista do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Assim, esse hábito precoce colabora para que as estruturas ósseas da criança já comecem a se moldar com defeito.
Retirado da Abril




Se você é uma das minhas que sofre na hora de subir no salto, bem alguns modelos podem amenisar a nossa dor, mas o melhor mesmo é evitar o uso constante e continuo do salto alto. Mas existem no mercado uuma séries de produtos que pode tornar alguma




Bxus Beca

2 comentários:

  1. Sei os danos que o salto pode provocar,mas temos que admitir que a mulher com salto é muito mais charmosa!!
    Bjus Elen!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente Elen! É só não abusar!
    ;)

    Bjs Gab ;*

    ResponderExcluir