quarta-feira, 10 de julho de 2013

Experiência: Voluntária da Copa das Confederações Parte 2

Fiquei nervosa por alguns motivos, primeiro eu nunca tinha visto um jogo de futebol ao vivo, a primeira vez que entrei em estádio foi no do Santos só que nem chega perto do tamanho do da Arena Fonte Nova, o medo de me perder era grande e de informar o torcedor também, por isso recebemos algumas "colinhas" que eram uma planta básica da arena mostrando os portões e as escadas de acesso bem como a localização das arquibancadas. Isso ajudou muito. Passada essa euforia inicial, e dando graças pelo meu primeiro evento não ser um jogo do Brasil (O primeiro foi Uruguai e Nigéria). Ah sim, eu não fiquei só não, outra voluntária estava comigo, orientando alguns torcedores na entrada do vomitório e eu estava no final dele.

Uma das colinha

Sim, deu para ver o jogo, mas obvio que não do mesmo modo do espectador, eu olhava alguns laces orientava alguns torcedores, me embolava no portunhol com alguns torcedores SUPER ANIMADOS do Uruguai. Estava torcendo pela Nigéria, que infelizmente perdeu. Meu joelho inchou de tanto ficar em pé, tive que descer para o CV ( Centro de Voluntário) e para o posto médico, para poder jantar e colocar gelo, e vi parte do jogo na televisão do CV, e voltei correndo para orientar o publico ao local de saída. No final do dia fiquei super feliz por não ter me perdido e feito nenhum torcedor se perder.

Segundo jogo, o mais aguardado de todo DIA DO JOGO DO BRASIL, nesse jogo os torcedores não saíram muito dos seus lugares para não perder nada, o que foi bom, deu para descansar um pouco a garganta e assistir boa parte do jogo. A parte que me emocionou foi cantar o hino e sentir na pele o estádio todo cantando e o melhor dar a informação correta a um torcedor durante o hino DETALHE nem eu nem ele paramos de cantar, foi pura linguagem de sinal.



Fiquei sem braço e quase sem voz de tanto apontar e falar os lugares. Claro que nem tudo é perfeito, tivemos problema, todos eles previstos então soubemos lidar com, as filas cheias, os torcedores fumando em local proibido, ingressos em cadeiras inexistentes, entrada de torcedores com garrafas, pessoas de publicidade assistindo jogo nos vomitórios, voluntários tirando foto durante a partida e assistindo o jogo na cara duro (coisas que não podemos fazer), reclamações de torcedores que pude resolver algumas mas outras eu tive que passar para um integrante do COL. Pude virar com a torcida a cada gol do Brasil, e trabalhar com publico, que foi uma coisa que nunca fiz. 

Depois do jogo, após termos sido liberados eu e um grupo de 3 pessoas ficamos esperando para que a barreira fosse retirada para que os carros pudessem passar na rente do estádio e assim irmos para casa. Por uma feliz coincidência percebemos que estava cheio de policial, logo percebemos que as delegações estavam no lá ainda, a primeira a sair da li foi o Brasil, tirei foto e gritei (coisa de gente maluca, mas não fui a única), depois de alguns minutos começa sair a da Itália, todos nós levantamos e fomos mandar beijo e dar um tchauzinho para eles, o meu tchauzinho foi com 4 dedos um para cada gol (coisa de gente maluca), não sei quem dentro do ônibus ficou me encarando, dai eu comecei a ri e mandei um beijo para ele, também tirei foto (não ficou tão boa).

 Brasil

Itália

Nesse mesmo dia eu soube que o líder do México (a equipe que estou) não poderia ir no ultimo jogo (decisão do 3 lugar), ele disse que ia me indicar para ocupar o lugar dele, só que eu disse que não queria muito mas se não tivesse jeito eu aceitaria. Dai alguns dia depois recebo um telefonema, uma integrante do COL me pergunta se posso ser líder no lugar dele, disse que sim, pensando que não tiveram outra opção ou sei lá, dai eu contei da minha conversa com o líder e ela me disse que eu fui a primeira escolha e ficou feliz por ter casado a decisão do líder com a deles (resumo, ela não sabia, nada foi passado a ela). Fiquei super feliz, afinal acho que devo ter feito meu trabalho certo, isso me animou a querer ser voluntária em outros eventos esportivos internacionais, quem sabe as olimpíadas em 2016. Não vou negar que fiquei preocupada, afinal os outros líderes e receberam treinamento e eu não, marcaram um dia com os outros líderes para conversar sobre algumas coisa.


Parte um

Bxus Beca

Nenhum comentário:

Postar um comentário